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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Magna Vaniele Anjos de-
dc.date.accessioned2020-12-09T12:53:30Z-
dc.date.available2020-12-09T12:53:30Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22653-
dc.descriptionOLIVEIRA, M. V. A. de. Gênero dramático: proposta de uso, no ensino médio, da peça “O pagador de promessas”, de Dias Gomes (2002) e da versão fílmica de Anselmo Duarte. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO uso dos textos de gênero dramático, apesar de pouco utilizados, caracterizam-se como uma opção bastante viável nas aulas de literatura. Por meio da aplicação desse gênero, objeto de estudo deste trabalho, o professor pode suscitar em seus alunos a curiosidade pela leitura e análise do texto literário. Suas particularidades (leitura dialogal entre os personagens, ambientes e personagens geralmente bem descritos, leitura envolvente) proporcionam, tanto ao leitor que está iniciando-se na prática da leitura, quanto ao leitor assíduo, um momento de descobrimento, uma leitura tranquila e prazerosa, que chama o leitor para dentro da história. Os objetivos deste trabalho se caracterizam em fazer um breve aparato sobre o ensino da literatura na sala de aula, sobre o uso do gênero dramático e seus benefícios, e também trazer uma proposta de projeto que pode ser implementado em turmas do ensino médio. Tomou-se como base O pagador de promessas de Dias Gomes (2002), e a obra fílmica homônima, baseada na mesma, com direção de Anselmo Duarte. Por meio de uma revisão bibliográfica, descrevemos a literatura sob a visão de estudiosos do tema como Antonio Cândido, que trata da literatura com o seu caráter humanizador, como Bordoni e Aguiar, que abordam a temática da formação do leitor, como Regina Zilberman, que mostra a literatura em seu caráter social. Esperamos que por meio da leitura deste, ideias sejam afloradas no que diz respeito aos textos do gênero dramático, que a utilização destes, com o auxílio de técnicas que dinamizam a aula, possa tornar mais atrativos, prazerosos e produtivos os momentos em sala de aula, pensando tanto no viés didático pedagógico, quanto no aspecto humano. Assim, que o texto dramático possa atuar como potencializador do desenvolvimento do aluno no que se refere à leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Henrique Cirilo Valonespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectGênero dramáticopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleGênero dramático: proposta de uso, no ensino médio, da peça “O pagador de promessas”, de Dias Gomes (2002) e da versão fílmica de Anselmo Duartept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

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