Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22656
Título: A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para formação do leitor: do dever ao prazer de ler
Autor(es): Soares, Leonardo da Conceição
Palavras-chave: Leitura literária
Literatura fantástica
Estética da recepção
Método recepcional
J. K. Rowling
Data do documento: 9-Out-2020
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal apontar caminhos para o trabalho da leitura literária, nos anos finais do ensino fundamental, aspirando a aquisição da prática da leitura pelos alunos, servindo-se das etapas propostas pelo Método Recepcional que é originário da Estética da Recepção, tendo como ferramenta a Literatura Fantástica, especificamente a obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017), da autora J. K. Rowling, que pertence ao universo da saga Harry Potter. Para tanto, propomos inicialmente refletir acerca do problema da leitura no Brasil e discorrer acerca dos conceitos da Estética da Recepção que originou, posteriormente, o Método Recepcional, assim como, abordar os caminhos e conceitos da Literatura Fantástica. Em seguida, apresentamos um resumo da obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017) em relação aos gêneros da Literatura Fantástica e, por fim, expomos a proposta de trabalho em sala de aula a partir da Literatura Fantástica e do Método Recepcional. Como parte do processo metodológico, adotamos um caráter de Pesquisa-Ação, sob referencial teórico de Hans Robert Jauss (1978, 1994) a partir da leitura de Zappone (2004) que discorrem sobre a Estética da Recepção, de Bordini e Aguiar (1988) mediante os estudos de Mello (2010) que estruturam o Método Recepcional, os estudos de Tzvetan Todorov (2007) sob análise de Marisa Martins Gama-Khalil (2013) e ainda os estudos de David Roas (2014) acerca da Literatura Fantástica, assim como, os trabalhos de Antonio Candido (2002, 2009) sobre a função da literatura, resultando em uma proposta de intervenção que espera dispor aos professores de Língua Portuguesa uma opção de trabalho para a leitura literária na escola e a formação de leitores partindo da Literatura Fantástica.
Descrição: SOARES, L. da C. A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para a formação do leitor: do dever ao prazer de ler. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22656
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo da Conceição SoaresPDF - Leonardo da Conceição Soares876.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito308.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.