Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22710
Título: La enseñanza del ELE para aprendices brasileños de la educación primaria: nuevas perspectivas y posibilidades de propuestas didácticas para un aprendizaje lúdico
Autor(es): Soares, Maciele Henrique de Medeiros
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Atividade lúdica
Processo ensino-aprendizagem
Planejamento didático
Recursos didáticos
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: É imprescindível que reforcemos a necessidade de que os professores tenham uma formação profissional crítica-reflexiva para que sejam conscientes da importância de ensinar língua de maneira contextualizada, para a comunicação e práticas sociais diversas. Além disso, que assumam o papel de facilitadores da aprendizagem, que despertem nos estudantes a curiosidade de compreender os usos e funcionalidades dos conteúdos propostos através de aulas lúdicas. Para isso, ao longo desta pesquisa tentamos responder aos seguintes questionamentos: Qual é a importância e os benefícios em promover o ensino do ELE de maneira lúdica? e Quais são as ferramentas que o professor pode usar para construir um ambiente interativo em suas aulas e, por sua vez, facilitar o processo de ensino/aprendizagem tornando-o agradável e significativo para os aprendizes? Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo geral investigar a importância e os benefícios de promover o ensino/aprendizagem do ELE através de propostas de atividades lúdicas e interativas. Já como objetivos específicos, nos propusemos a: refletir sobre o papel e a responsabilidade que desempenha o professor no processo de ensino/aprendizagem do ELE e apresentar algumas estratégias e propostas didáticas de atividades lúdicas como um caminho possível para facilitar a aprendizagem. Sendo assim, no marco teórico destacamos o papel do professor no processo de ensino/aprendizagem do ELE (ALMEIDA FILHO, 2012; ALMEIDA, 1995; 2013; FUENTES, 2008; PIQUER; MAGÁN, 2008; SILVA; COSTA JUNIOR, 2018; SILVA; SOUZA; MENEZES, 2018; TEDESCO, 2015); refletimos sobre a importância do ensino/aprendizagem do ELE através do lúdico: jogos, dinâmicas e atividades interativas (AMO, 2004; BARETTA, 2006; FERNÁNDEZ; CARMONA, 2012; FREITAS, 2018; GLADIC MIRALLES; CAUTIN-EPIFANI, 2016; RODRÍGUEZ-PÉREZ, 2012) e discutimos a respeito de propostas de atividades lúdicas: Por que e para que servem? (BARROS GONZÁLEZ, 2016; MENDOZA, 2012; VARELA GONZÁLEZ, 2010). Para isso, criamos dois planejamentos didáticos com atividades dinâmicas e interativas, relacionando conteúdos gramaticais, lexicais e culturais. Portanto, esperamos que nosso estudo contribua para que outros professores de ELE reflitam sobre a urgente necessidade de novas práticas e também busquem criar planejamentos didáticos que possibilitem o ensino do espanhol de maneira interativa, dinâmica e prazerosa, de modo que a aprendizagem se torne um processo significativo, agradável e natural para os aprendizes.
Descrição: SOARES, M. H.de M. La enseñanza del ELE para aprendices brasileños de la educación primaria: nuevas perspectivas y posibilidades de propuestas didácticas para un aprendizaje lúdico. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22710
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maciele Henrique de Medeiros Soares.pdfPDF - Maciele Henrique de Medeiros Soares.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito.pdf487.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.