Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22722
Título: Ludicidade na educação infantil: jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem
Autor(es): Cruz, Mônica Soares da
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do brincar na educação infantil, enfatizando o lúdico no processo educativo e seus benefícios para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. As atividades realizadas por meio do brincar ajudam na construção do conhecimento, proporcionando também, maneiras da criança comunicar-se, estabelecer relações sociais, criando possiblidades para que elas vivenciem momentos de colaboração, respeito, trabalhos individuais e em equipes. Para fazer o embasamento deste trabalho foi utilizada a pesquisa documental bibliográfica e para a coleta de dados foi feita uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento um questionário com questões objetivas aplicado aos professores da Educação Infantil sobre o uso do lúdico nessa fase da educação, tendo em vista analisar suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, percebe-se que, os professores consideram a ludicidade importante e que fazem a utilização do lúdico em sala aula como uma ferramenta a mais na construção do conhecimento e no desenvolvimento das crianças. Desta maneira, podemos perceber que são inúmeras as contribuições do lúdico para Educação Infantil, pois, as atividades que envolvem brincadeiras, permitem a criança enquanto brincar desenvolver-se e construir dentre tantas outras habilidades, o seu pensamento crítico.
Descrição: CRUZ, M. S. da. Ludicidade na educação infantil: jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22722
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Soares da CruzPDF - Mônica Soares da Cruz845.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito285.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.