Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754
Título: Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático
Autor(es): Maciel, Rosana Simões
Palavras-chave: Probabilidade
Probabilidade e Estatística
Livro didático
Praxeologia
Teoria Antropológica do Didático (TAD)
Data do documento: 25-Dez-2020
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o ambiente praxeológico em torno do conceito de probabilidade em uma coleção de livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização). Nosso estudo foi realizado a partir da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da coleção escolhida e assim compreender como o saber probabilidade se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a probabilidade e suas noções sejam ensinadas no livro didático do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Realização da analise praxeológica da coleção de livros didáticos, conforme critérios aleatórios de escolha; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na obra. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que o livro segue a orientação da BNCC e e a Proposta Curricular da Paraíba quanto a presença de tarefas abordando as habilidades mínimas previstas no currículo, mas a quantidade de tarefas é insuficiente, com ausência de um discurso técnico, tecnológico e teórico mínimo em torno do tipo de tarefa encontrado, configurando uma praxeologia pontual e incompleta.
Descrição: MACIEL, R. S. Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Simões Maciel.pdfPDF - Rosana Simões Maciel1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.