Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22794
Título: Conciliação e mediação nas serventias extrajudiciais: diretrizes para pacificação social e acesso à justiça
Autor(es): Dantas Junior, Francisco Tadeu
Palavras-chave: Solução de conflitos
Acesso à justiça
Direitos fundamentais
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A análise dos meios alternativos de resolução de conflitos, desenvolvida no presente estudo, propõe o entendimento da autocomposição sob a ótica da pacificação social e da garantia de Direitos Fundamentais à luz da eficácia das suas disposições legais na realidade forense. Partindo da referida compreensão, a problemática da pesquisa inicia se apresentando o histórico da atividade jurisdicional no Brasil como pressuposto ensejador do exercício consensual, sopesando os reflexos da excessiva burocracia processual e a forma de atuação dos métodos autocompositivos. Serão apresentados, a posteriori, os fundamentos sociais e jurídicos que justificam a imprescindibilidade dos meios de solução de litígios no seio jurídico, bem como os desafios enfrentados para a sua efetiva aplicação. Caracteriza-se como Trabalho de Conclusão de Curso de base bibliográfica e tem por objetivos, verificar a aplicação das disposições legais referentes à regulamentação dos métodos consensuais de mediação e conciliação, examinar as dificuldades encontradas na prática para que se promova uma justiça acessível através dos meios alternativos de solução de conflitos e propor a utilização de instrumentos, como o uso das serventias extrajudiciais, a fim de que tais serviços se destinem também a realização de sessões conciliatórias e de mediação. A metodologia utilizada na pesquisa abarca a utilização dos métodos observacional, investigativo, e qualitativo-descritivo com o escopo de analisar as dificuldades práticas encontradas na consecução dos objetivos principais de aplicação dos meios consensuais, e o seu grau de efetividade no ordenamento jurídico, remontando a uma perspectiva que permite a compreensão do estudo inserido dentro de um contexto geral. Como resultados da análise, torna-se possível concluir que a modificação da atuação tradicional da justiça, voltada ao formalismo, à excessiva normatividade e ao caráter adversarial do litígio, dando prioridade à atividade efetiva dos métodos alternativos, permite que o acesso à justiça seja efetivamente colocado em prática. Outrossim, passa-se a compreender que a aplicação do exercício consensual, em detrimento da práxis jurídica estritamente burocratizada, implica na utilização de todos os recursos disponíveis para que a solução consensual de conflitos seja efetivada sob a égide da desburocratização, devendo ser utilizados e aproveitados da maneira mais adequada à facilitação do acesso à justiça. Por fim, o entendimento acerca da prática consensual transcende no presente estudo a simples necessidade da sua aplicação, apontando, de forma fundamentada, meios propícios a efetivação de um processo célere, econômico e promotor da pacificação social.
Descrição: DANTAS JUNIOR, Francisco Tadeu. Conciliação e mediação nas serventias extrajudiciais: diretrizes para pacificação social e acesso à justiça. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22794
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Tadeu Dantas Júnior.pdf753.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf84.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.