Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22811
Título: Cadastramento e análise das formas de abastecimento de água para consumo humano na cidade de Araruna - Paraíba
Autor(es): Silva Júnior, Agnaldo Pereira da
Palavras-chave: VIGIAGUA
Qualidade da Água
Soluções Alternativas
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: A escassez hídrica, característica marcante da cidade de Araruna - PB, assim como da região Nordeste do Brasil origina situações adversas em qualquer que seja a localidade. A carência no abastecimento de água faz com que a população busque meios de saciar suas necessidades básicas relacionadas à água, dessarte, as soluções alternativas individuais e coletivas (SAI’s e SAC’s) são uma maneira encontrada de abastecer as populações desprovidas de acesso à água em qualidade e quantidade adequada, ainda, podem ser consideradas soluções definitivas caso o estado seja atuante no seu papel de vigilância da qualidade da água para o consumo, tendo em vista que a operação dessas soluções é de responsabilidade principalmente dos próprios usuários, sendo assim, os mesmos acabam por não possuir os conhecimentos técnicos necessários, resultando em falhas na operação que podem comprometer a qualidade da água. Daí, é plausível concluir que este estudo, através do cadastramento e georreferenciamento das formas de abastecimento da cidade de Araruna - PB, buscou obter informações a respeito do abastecimento de água para consumo humano, foram cadastrados 940 SAA, 1141 SAI e 66 SAC, além do que foram obtidos dados com relação a tipos de suprimento, tipos de manancial, tipos de tratamento, tipos de usos da água, renda familiar e limpeza, estas informações são essenciais quando se pensa em vigilância, visto que, a partir dos dados encontrados, foi possível constatar a necessidade de maiores cuidados sanitários com relação às formas de abastecimento cadastradas, principalmente as soluções alternativas, além disso, é notória a lacuna deixada pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável direta pela vigilância da qualidade da água para o consumo humano na cidade de Araruna - PB.
Descrição: SILVA JUNIOR, Agnaldo Pereira da. Cadastramento e análise das formas de abastecimento de água na cidade de Araruna - Paraíba. 2020. 62 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22811
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agnaldo Pereira da Silva Júnior.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdf65.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.