Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22835
Título: Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio
Autor(es): Silva Neto, Cícero Bezerra da
Palavras-chave: Multiletramentos
Construção de sentidos
Sticker
Ensino
Data do documento: 3-Ago-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma discussão acerca dos sentidos que podem ser construídos por meio referenciais sócio-históricos advindos de contextos da utilização de stickers de Whatsapp. Nessa concepção, a pesquisa fundamenta-se em autores como Soares e Batista (2005), para tratar questões sobre alfabetização; Rojo (2019), que trata do surgimento de práticas baseadas em multiletramentos; Rojo e Moura (2013) e Dionísio (2014), que contribuem no estudo dos textos no âmbito da multimodalidade; Koch e Elias (2008), as quais elucidam sobre o processo de construção de sentidos numa perspectiva interacionista; e Xavier e Serafim (2020), que apresentam o WhatsApp como uma ferramenta de ensino. O corpus é constituído por uma base documental formada por 05 (cinco) stickers, que circulam nas conversas de WhatsApp. No que se refere à metodologia, a pesquisa possui natureza qualitativa, documental e interpretativa, apoiada em estudos bibliográficos. Os resultados mostram que, tendo em vista o caminho que o ensino atravessa, este estudo revela-se como uma alternativa para ajudar os docentes de língua portuguesa a desempenharem atividades que sejam atrativas e produtivas para o crescimento social dos alunos.
Descrição: SILVA NETO, C. B. da. Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22835
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Bezerra da Silva NetoPDF - Cícero Bezerra da Silva Neto742.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.