Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22863
Título: A Crônica Brevisima relación de la destrucción de las Indias de Bartolomé de Las Casas em uma aula de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Lima, Juarez Gomes de
Palavras-chave: Ensino de língua espanhola.
Gênero literário
Crônica
Indígena
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Neste artigo, busca-se discutir a aplicabilidade da literatura na educação básica, em específico, do gênero crônica, com a obra Brevísima relación de la destrucción de las Indias (1542), do cronista espanhol Frei Bartolomé de las Casas (1484? -1566). Tendo como objetivo geral, analisar a relevância do gênero textual e literário no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, considerando assim, a relevância do tema da escravidão e a exploração dos indígenas que são retratadas por Las Casas, o qual torna-se o defensor dos povos ameríndios no início da conquista espanhola, no Novo Mundo. Para tanto, para o alcance do objetivo proposto, este trabalho tem como embasamento teórico, além da obra supracitada, alguns autores como Oviedo (1995), Madrigal (2008), Ferreira (1958) entre outros. Assim sendo, tem-se como resultado, o uso do gênero literário crônica como uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e o estudante participando ativamente dessa transformação enquanto cidadão, sendo um sujeito consciente dos seus direitos e deveres. Logo, percebe-se a importância de contextualizar os conteúdos na formação de um/a cidadão/ã, desse modo, é preciso agregar no ensino de língua estrangeira moderna, a valorização da diversidade multicultural, proporcionando os conhecimentos não somente gramaticais, mas também, da literatura em conjunto com os conteúdos relacionados aos costumes sociais e culturais das nações latino-americana.
Descrição: LIMA, J. G. de. A crônica Brevísima relación de la destrucción de las Indias, de Bartolomé de Las Casas, na aula de espanhol como língua estrangeira. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras -Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22863
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-JUAREZGOMES DE LIMA.pdfTCC - Juarez Gomes de Lima342.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Juarez Gomes de LIma.pdfTERMO DE DEPÓSITO - Juarez Gomes de Lima111.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.