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dc.contributor.authorMedeiros, Ana Flávia de Macêdo-
dc.date.accessioned2020-12-20T19:03:53Z-
dc.date.available2020-12-20T19:03:53Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.otherCDD 372.6 M488r-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22864-
dc.descriptionMEDEIROS, A. F. de M. A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras - Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva investigar o ensino de Língua Portuguesa, como L2 para surdos, no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica que consistiu na análise de trabalhos acadêmicos publicados nas plataformas on-line SciELO, Google Acadêmico e Catalogo de Teses & Dissertações – CAPES, entre os anos de 2015 e 2020. Especificamente, procurou-se: a) analisar as principais concepções, bases teóricas, documentos legais e/ou infraconstitucionais que regem as práticas de ensino de Língua Portuguesa, como L2, para surdos ocorrentes no Brasil; b) evidenciar a importância do intérprete de Libras no processo de aquisição da Língua Portuguesa, como L2, para surdos; e c) expor os entreves e/ou desafios enfrentados pela comunidade surda no Brasil frente ao ensino de Língua Portuguesa, como L2. Tal embasamento constituiu-se à luz da legislação brasileira: Lei nº. 10.436 de 2002 e Decreto nº 5.626/2005; Políticas Públicas Educacionais: LDB; e autores como Soares (2014), Slomski (2019), entre outros. Após a análise pôde-se observar que apesar da legislação vigente reconhecer e defender o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a escola e seus profissionais ainda não estão preparados. Observou-se também acúmulo de funções profissionais inaceitável do intérprete, em sala de aula, o qual, quase sempre assume a prerrogativas de professor. Nesse sentido, faz-se necessário a busca por melhorias na formação docente, que visem capacitar o professores para sua atuação junto ao aluno surdo, e para que a escola não abra suas portas apenas para a integração mas para que se torne, verdadeiramente, inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Marcelo Vieira da Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIntérpretept_BR
dc.subjectBilínguismopt_BR
dc.titleA relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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