Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22882
Título: Potencial erosivo de diferentes tipos de bebidas esportivas e energéticas a partir da análise de propriedades físico-químicas
Autor(es): Leite, Raquel Janay Noronha Alves
Palavras-chave: Erosão dentária
Bebidas energéticas
Acidez
Propriedades químicas
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Bebidas energéticas e esportivas vêm assumindo ampla procura, pois são destinadas a promover hidratação, bem como repor eletrólitos e aumentar a resistência. O objetivo deste estudo foi avaliar o pH e o teor de sólidos solúveis totais (SST) de cinco bebidas energéticas à temperatura ambiente (±27°C) e após o resfriamento (±9°C). A avaliação do pH foi feita utilizando-se um pH-metro digital, onde foi realizado a imersão do eletrodo em 100ml de cada bebida, obtendo-se em seguida a leitura do valor do pH e registrado em ficha específica. As leituras dos SST foram feitas por refratometria usando o refratômetro de Abbe. As médias do pH variaram de 2,40 (TNT®) a 3,55 (Monster®) e todos as bebidas mostraram pH abaixo do valor crítico de 5,5. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as temperaturas para o pH (G2, G3, G4). O Night Power® apresentou o menor valor de SST (24,18%) e o Monster® mostrou o maior valor de SST (27,99%). Concluiu-se que as bebidas analisadas apresentaram baixo pH, podendo as mesmas serem consideradas potencialmente erosivas ao esmalte dental, caso sejam consumidas com elevada frequência.
Descrição: LEITE, R. J. N. A. Potencial erosivo de diferentes tipos de bebidas esportivas e energéticas a partir da análise de propriedades físico-químicas. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22882
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Janay Noronha Alves Leite.pdfPDF - Raquel Janay Noronha Alves Leite10.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.