Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22885
Título: A importância das aulas práticas no ensino de Ciências no processo de ensino – aprendizagem
Autor(es): Gouveia, Felipe Rafael
Palavras-chave: Behaviorista
Ensino básico
Residência pedagógica
Aprendizagem significativa
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: É notório o desestímulo por parte do alunado, uma vez que a maioria das escolas segue o método tradicional, behaviorista, no qual há um condicionamento dos alunos. Para despertar novamente o interesse dos alunos, devem-se buscar novas metodologias didáticas a fim de atender a realidade do contexto educacional do ensino básico no Brasil. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa teve como finalidade o relato vivenciado por um licenciando em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba no âmbito do Programa Residência Pedagógica – Capes / subprojeto Biologia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Vital do Rêgo, com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental II. Foram desenvolvidas aulas práticas acerca dos temas abordados de forma teórica em sala de aula. E foi possível observar que a implementação das aulas práticas fez com que a turma se tornasse mais ativa, participativa, bem como contribuiu para melhor aprendizado dos alunos, uma vez que as notas deles foram elevadas. Isso mostra que, a utilização de metodologias diferenciadas, não apenas aulas práticas, desperta nos alunos um maior interesse, além de favorecer uma aprendizagem significativa, contribuindo para que eles não só saibam e decorem conceitos, mas também enxergue que tudo que é mostrado teoricamente, pode estar acontecendo ao nosso redor a todo o momento.
Descrição: GOUVEIA, F. R. A importância das aulas práticas no ensino de Ciências no processo de ensino – aprendizagem. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22885
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Rafael Gouveia.pdfPDF - Felipe Rafael Gouveia525.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.