Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22892
Título: Comunicação e poder na esfera jurídica: campanha pela simplificação da linguagem
Autor(es): Camilo, Roosevelt da Silva
Palavras-chave: Linguagem jurídica
Acesso à justiça
Princípio da simplicidade
Data do documento: 26-Out-2020
Resumo: Há muito se discute sobre a linguagem jurídica utilizada pelos profissionais do Direito e a sua difícil compreensão por parte de cidadãos de diferentes esferas sociais, chegando até mesmo a prejudicar o andamento dos processos, além das sentenças prolatadas em juízo. Nesse contexto, este trabalho é relevante porque discute a linguagem jurídica e os entraves que a falta de simplificação da mesma pode causar no processo jurídico e na comunicação entre os operadores do direito e seus clientes. Nesse sentido, o artigo orienta-se pelos seguintes objetivos: geral - discutir a simplificação da linguagem jurídica a partir de leis e campanhas incentivadas por diversos órgãos do judiciário brasileiro; específicos a) entender a linguagem no âmbito da esfera jurídica, evidenciando suas características e relações de poder e b) refletir sobre as campanhas de incentivo à simplificação da linguagem jurídica criadas pelos órgãos da justiça analisando suas orientações e sua importância para a aproximação entre o “cidadão leigo” e o Poder Judiciário. A pesquisa é qualitativa, de base descritivo-interpretativista, de cunho bibliográfica. Nosso aporte teórico ancora-se em Bittar (2009), Citelli (2004), Henriques e Trubilhano (2017), Bakhtin (2011), dentre outros. Após a discussão empreendida, percebemos que mesmo com os esforços das campanhas pela simplificação da linguagem jurídica propagadas pelo Poder Judiciário, o cidadão leigo ainda tem dificuldades em acessar a justiça, compreender o andamento dos processos, bem como seus resultados. Assim, faz-se necessário uma manutenção constante das campanhas pela simplificação da linguagem jurídica utilizadas pelos operadores do Direito nos órgãos da Justiça de todo o país.
Descrição: CAMILO, R. da S. Comunicação e poder na esfera jurídica: campanha pela simplificação da linguagem. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22892
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roosevelt da Silva Camilo543.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.