Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22937
Título: Consequências do patriarcado em crise, em Liturgia do Fim, de Marília Arnaud
Autor(es): Araújo, Rayane Alves
Palavras-chave: Regionalismo
Patriarcado
Mulher
Literatura
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar, a partir de extratos figurativos e temáticos, como a crise do patriarcado gera consequências para as personagens femininas na obra Liturgia do fim, de Marília Arnaud, considerando a hipótese de um regionalismo sobrevivente. Para tanto, buscaremos elaborar um estudo interdiscursivo entre literatura e cultura e interpretar sentidos perceptíveis inscritos na pluridiscursividade metafórica da obra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por abordagem plurimetodológica, compreendendo elementos de semântica discursiva, com realce nos conceitos de figura e tema, de Fiorin e Maingueneau, operacionalizada por uma hermenêutica que se apoia em contribuições de Ricoeur. O processo de análise e interpretação será feito com base no tema patriarcado e suas consequências para as figuras das mulheres. Podemos concluir que a obra Liturgia do Fim (2016) emerge como possibilidade de compreensão da crise patriarcal e suas consequências graças às figuras e temas nela encontradas que revelam aspectos de um regionalismo sobrevivente. Observa-se na obra estudada que a tendência regionalista, expressa por meio de um patriarcado em crise, reaparece renovada na literatura contemporânea. Concluímos também que o estudo literário do drama existencial das personagens femininas e suas relações com o sistema patriarcal contribui para alargar a compressão da cultura e da sociedade, em particular, a nordestina. Para fundamentar a discussão, traremos o seguinte aporte teórico sobre a representação contemporânea do regionalismo por meio de teóricos e críticos como Antonio Candido (2006), Chiappini (1995), Nazaré (2017) e outros.
Descrição: ARAÚJO, R. A. Consequências do patriarcado em crise, em Liturgia do Fim, de Marília Arnaud. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22937
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Alves Araújo.pdfPDF - Rayane Alves Araújo759.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.