Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22938
Título: Análise da personagem protagonista a partir da sua subjetividade homoerótica, na obra Rato, de Luís Capucho
Autor(es): Freitas, Pedro Henrique dos Santos
Palavras-chave: Personagem
Relação homoerótica
Subjetividade
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: No presente trabalho, iremos analisar na obra Rato (2007), de Luís Capucho, como a personagem protagonista configura os seus modos de subjetivação na relação homoerótica com seu parceiro afetivo Plínio. Logo, este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual primeiramente, apresentamos os subsídios teóricos nos quais nos embasamos, a exemplo de Lugarinho (2008) e Silva (2019), com o intuito de discutir e refletir a relevância da produção gay e a sua busca por visibilidade na literatura, além das contribuições de Brait (1985) e Cândido (1968) sobre o conceito de personagem. Ao analisarmos o envolvimento da protagonista em uma paixão surgida a partir do desconhecido e da fantasia, que se desenvolve de maneira efêmera e intensa, percebemos que este estudo perpassa a dimensão das implicações submersas na temática gay, como preconceito, violência e discriminação, possibilitando espaço e voz para as vivências e particularidades das personagens, principalmente da protagonista enquanto sujeito e objeto de desejo.
Descrição: FREITAS, P. H. dos S. Análise da personagem protagonista a partir da subjetividade homoerótica, na obra Rato, de Luís Capucho. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22938
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique dos Santos Freitas.pdfPDF - Pedro Henrique dos Santos Freitas541.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.