Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22961
Título: O princípio da presunção de inocência e o novo panorama estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal
Autor(es): COELHO, Janduí do Nascimento
Palavras-chave: Princípio da Presunção de Inocência
Supremo Tribunal Federal
Constituição Federal
Cláusula Pétrea
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem como pretensão investigar se a mudança de decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus (HC) 126.292, onde é dada nova interpretação ao Princípio da Presunção de Inocência, está em consonância com a Constituição Federal Brasileira e com a legislação infraconstitucional. Logo, busca-se analisar o que seria o Princípio da Presunção de Inocência, expondo o papel do Supremo Tribunal Federal como guardião da Constituição Federal Brasileira, mostrando dois HCs que trazem ideias favoráveis e contrárias ao princípio em comento, apresentando que o princípio da Presunção de Inocência está inserido nas chamadas cláusulas pétreas. Sendo justificada em virtude da enorme relevância do tema no que concerne ao novo entendimento, onde este permite a prisão do indivíduo antes do trânsito em julgado da condenação, indo totalmente de encontro ao texto constitucional, que é claro ao afirmar que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. O método utilizado para atingir os objetivos formulados foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva tomando como base a legislação vigente, doutrina específica e artigos científicos sobre a temática em epígrafe. Diante das questões analisadas, pôde-se constatar que o Principio da Presunção de Inocência passa a ser relativizado, mesmo encontrando-se no rol das cláusulas pétreas, uma vez que, o Supremo Tribunal Federal tem por missão fundamental ser o guardião da constituição, mas tem excedido seu papel construindo novas interpretações para temas constitucionais inicialmente considerados imutáveis, machucando severamente nosso ordenamento, e por consequência, trazendo grande insegurança jurídica.
Descrição: COELHO, Janduí do Nascimento. O princípio da presunção de inocência e o novo panorama estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal . 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22961
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janduí do Nascimento Coelho.pdf784.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.