Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22997
Título: “Tio, mi dá só cem”: a representação da infância marginalizada na narrativa literária angolana pós-colonial sob o olhar de João melo
Autor(es): Gomes, Josineide Leite da Nóbrega
Palavras-chave: Literatura angolana
Período Pós-Colonial
Representação da infância
Conto angolano
Data do documento: 28-Out-2020
Resumo: O presente estudo aponta de forma sucinta o cenário angolano pós-colonial que influenciou a escrita literária angolana e mostra a representação da infância através do conto “Tio, mi da só cem”, do escritor e jornalista angolano João Melo, publicado na coletânea Filhos da Pátria (2001). A narrativa do conto acontece em Luanda, capital de Angola, e apresenta um contexto pós-independência assolado por problemas sociais, políticos e econômicos, expondo a vida de um jovem órfão, que teve a mãe morta e o pai dado como desaparecido durante a guerra civil. O menino foge para a capital, onde passa a sobreviver nas ruas, assaltando e catando lixo para se alimentar. Ele faz uma denúncia à violência da qual se diz vítima, pois foi submetido à marginalização e ao abandono, mesmo contra sua vontade. Observa-se neste conto a denúncia da vida precária que as crianças de Angola levavam e ainda levam. Estas crianças, que deveriam representar o futuro da nação, vivem, na verdade, em situações subumanas, desde cedo convivendo com a fome e a injustiça diariamente. Ao representar o cenário de violência e criminalidade do contexto contemporâneo de Angola, a narrativa do autor também exemplifica um processo importante de crítica na literatura nacional. Acredita-se que, paralelamente, as críticas presentes neste conto acendam sentimentos de esperança trazidos por essas reflexões através de sua leitura, tocando a sensibilidade humana para promover ações de assistência realmente eficazes, embora o que transpareça seja uma visão pessimista da sociedade retratada. Assim, a literatura angolana constitui-se também como um instrumento de humanização, uma vez que contribui para uma reflexão ampla acerca da concepção de mundo contemporâneo.
Descrição: GOMES, J. L. da N. “Tio, mi dá só cem”: a representação da Infância marginalizada na narrativa literária angolana Pós-colonial sob o olhar de João Melo; 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22997
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSINEIDE TCC DEFINITIVO (1).pdfTC - JOSINEIDE LEITE DA NÓBREGA GOMES1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito(2).pdfTermo de depósito - JOSINEIDE LEITE DA NÓBREGA GOMES253.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.