Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Marta Valéria Silva Araújo-
dc.date.accessioned2021-02-22T19:40:01Z-
dc.date.available2021-02-22T19:40:01Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23034-
dc.descriptionLIRA, M. V. S. A. Estudo de caso do processo de inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo de caso que enfoca as dificuldades e potencialidades nos aspectos do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em sala de aula do ensino regular, e baseia-se na sustentação da inclusão como fundamento para uma educação de qualidade permeando todos os âmbitos da vida escolar. Parte-se da análise dos dados coletados para tentar entender e auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, identificado durante a realização da pesquisa. Buscou-se detalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por essas crianças no âmbito escolar, apresentando métodos e estratégias de intervenção que possibilitam proporcionar aos alunos com deficiência intelectual uma melhor interação, participação e desenvolvimento nas atividades. Para esse estudo utilizamos a metodologia de estudo de caso, com observação participante, devido a cooperação existente entre os sujeitos da pesquisa e o próprio pesquisador. Para análise dos dados, foram realizadas duas visitas em uma escola regular, para observar o processo de inclusão de duas crianças, construindo um diário de campo para analisar os dados na perspectiva histórico-cultural vigotiskiana dentre outros. A partir do estudo ressaltamos que as reflexões apontam a existência de um longo caminho a ser percorrido, pela sociedade e pela educação, em uma proposta de inclusão, para que a pessoa com deficiência seja tratada como um sujeito ativo e participante na construção de sua própria história com autonomia e independência, e que processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual é o maior desafio da sociedade inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Diana Sampaio Bragapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstudo de caso do processo de inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino regularpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Marta Valéria Silva Araújo Lira (2).pdf420.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf54.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.