Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23046
Título: A dor de amar sob o olhar da psicanálise no conto "Açucena” de Marília Arnaud
Autor(es): Alves, Aylla Haryadne de Oliveira
Palavras-chave: Luto patológico
Marília Arnaud (Escritora paraibana)
Açucena (Conto)
Dor de amar
Morte
Data do documento: 11-Fev-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a luz da psicanálise a dor de amar e de perder o ser amado na obra literária “Açucena” da escritora paraibana Marília Arnaud. A trama apresenta como personagens: o narrador que vivencia uma paixão ardente por sua namorada e a personagem Açucena. Nossa finalidade é acompanhar a experiência dolorosa do personagem masculino bem como as estratégias produzidas por ele no processo de elaboração da perda. Para tanto, fundamentamo-nos na abordagem psicanalítica, mais especificamente, nos autores que se debruçaram sobre essa temática: Sigmund Freud (1996), Juan-David Nasio (1997) e Igor Caruso (1984), dentre outros estudiosos que estudaram acerca da dor de amar, bem como do consequente processo de luto. De acordo com a Psicanálise o processo de luto é uma reconstrução e uma reorganização diante da morte ou perda de algo estimado. Na trama o personagem vivencia a dor de amar de forma intensa e dolorosa, por amar de forma obsessiva sua namorada Açucena que não corresponde ao seu amor com a mesma intensidade. É nesse contexto que ele desenvolve comportamentos violentos por constatar que estava perdendo sua amada. Essa experiência dolorosa, ocasionada diante da possível separação dos dois faz com que o protagonista não supere a perda, desenvolvendo uma espécie de luto patológico que ocasiona a morte de sua amada, a qual foi assassinada por ele. O processo vivenciado por ele desencadeia uma dor psíquica imensa que dilacerava seu ser e o fazia desenvolver comportamentos e pensamentos cruéis relacionados a sua namorada que já não o amava como antes.
Descrição: ALVES, A. H. O. A dor de amar sob o olhar da psicanálise no conto "Açucena” de Marília Arnaud. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23046
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aylla Haryadne de Oliveira Alves.pdfPDF - Aylla Haryadne de Oliveira Alves414.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito511.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.