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Título: A intertextualidade em memes de filmes no Facebook: construindo a imagem do Bolsonaro
Autor(es): Silva, Jayane Rafaelly Souza
Palavras-chave: Filmes
Intertextualidade
Facebook
Gênero meme
Jair Messias Bolsonaro
Data do documento: 18-Dez-2020
Resumo: Nossa pesquisa se insere dentro do campo de análise dos novos gêneros que surgem a partir das redes sociais. O ambiente virtual, foco deste estudo, é o Facebook, que se tornou uma das primeiras redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Com a evolução dessa mídia social, surgiram novos gêneros textuais e um dos gêneros que obteve destaque nesse âmbito, foi o gênero meme. Com o passar dos dias, os memes têm ganhado mais notoriedade por retratar situações cotidianas, atualizadas e de maneira bem humorada. Diante disso, e considerando os fatos políticos e polêmicos que tem ocorrido no Brasil, envolvendo a figura do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, e a grande recorrência de memes que surgem na rede social em questão, com a imagem do líder do poder executivo, o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: Qual é a imagem atribuída a Jair Messias Bolsonaro através da intertextualidade em memes de filmes divulgados no Facebook? Desse modo, temos como objetivo geral analisar a intertextualidade presente em memes de filmes sobre Jair Bolsonaro, e como objetivos específicos: identificar a relação intertextual presente em memes de filmes sobre Jair Bolsonaro e refletir sobre a imagem atribuída a Jair Bolsonaro a partir dos memes de filmes do Facebook. Para a realização deste estudo, selecionamos seis memes do Facebook e seis filmes que mantém relação direta com esses memes. Sendo assim, esta pesquisa enquadra-se como qualitativa de cunho netnográfico e qualitativo-interpretativista, considerando que a análise se concretiza em um ambiente virtual, e que nossa pesquisa contribui para compreender como os fatores externos influenciam o sistema social. Nosso embasamento teórico é fundamentado nas concepções de Bakhtin (1992) e (2000), Koch (2004), Marcuschi (2003) e de Bronckart (1999), abordando a definição e funcionalidade dos gêneros textuais; Dawkins (2007) nos traz contribuições sobre a criação e disseminação do vocábulo meme; Antunes (2006), Koch (2009), Koch & Elias (2018), Soares (1998), Passarelli (2012) e Costa Val (1991), (1999) e (2000), embasam nossa pesquisa com contribuições sobre as principais características e desafios que se fazem presente no processo de produção da escrita; e Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Guimarães (2009), Koch (1998) e Koch e Elias (2018), fornecem subsídios para a definição e compreensão da intertextualidade, por fim, com o embasamento de Coracini (2010), Bauman (2005), Maheirie (1994) e Zanella (2004), discorremos sobre a constituição do sujeito, para que se compreenda como se constitui a imagem do presidente. Conclui-se que a intertextualidade se fez presente de forma explicita, clara e objetiva em todos os memes de filmes que foram retirados do Facebook, pois a análise mostrou que os memes são por natureza intertextuais, construídos em resposta/diálogo a outro texto que o precedeu e obrigando o leitor a compreender os sentidos que são produzidos, além disso, conclui-se que o sujeito é constituído por suas ações, atitudes e interações com o outro e, nesse contexto, o sujeito também é constituído pelo mundo virtual.
Descrição: SILVA. J. R. S. A intertextualidade em memes de filmes no Facebook: construindo a imagem do Bolsonaro. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23047
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