Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23067
Título: Determinação da aceleração da gravidade via método dos mínimos quadrados
Autor(es): Souza, Franciel Sales de
Palavras-chave: Mínimos quadrados
Aceleração da gravidade
Esfera metálica
Data do documento: 1-Nov-2020
Resumo: Este trabalho teve como objetivo determinar o parâmetro físico da aceleração da gravidade via Método dos Mínimos Quadrados utilizando dados de posição e tempo de queda de uma esfera metálica. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, a qual foi dividida em três fases: a primeira foi a pesquisa bibliográfica, a segunda foi a obtenção dos dados através de um kit de queda de corpos e na terceira foi realizado o tratamento estatístico dos dados. O valor da aceleração da gravidade obtido foi comparado com a literatura e o resultado demonstrou-se satisfatório. O coeficiente de correlação obtido indicou que as variáveis tempo e raiz quadrada do deslocamento são fortemente correlacionadas. O teste para hipótese nula foi realizado e a mesma foi rejeitada indicando que há relação entre as variáveis no modelo estatístico obtido.
Descrição: SOUZA, F. S. Determinação da aceleração da gravidade via método dos mínimos quadrados. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23067
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciel Sales de Souza.pdfPDF - Franciel Sales de Souza6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.