Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2310
Título: Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física
Autor(es): Ferreira, Douglas Alves
Palavras-chave: Ensino de física
Livro didático
História das ciências
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O livro didático é um dos recursos mais utilizados no Brasil tanto pelos professores como pelos alunos e recentemente tem sido alvo de inúmeras discussões. Este trabalho tem por objetivo analisar as distorções da História da Ciência a respeito dos percursos de construção e construtores da Teoria da Relatividade Restrita segundo as abordagens dos Livros Didáticos (LDs) de Física do Ensino Médio. Os livros apresentam algumas informações equivocadas bem como atribuem autorias de “descobertas” de maneira errada. Na presente pesquisa, apresentamos alguns trechos referentes aos livros analisados seguidos de comentários sobre os erros detectados. Estas distorções acabam comprometendo tanto a inserção da História e filosofia da ciência quanto o uso da Física Moderna e Contemporânea no ensino.
Descrição: FERREIRA, D. A. Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2310
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Alves Ferreira.pdfDouglas Alves Ferreira452.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.