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dc.contributor.authorSilva, Iane Mirele Mendes da-
dc.date.accessioned2021-03-08T12:12:15Z-
dc.date.available2021-03-08T12:12:15Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23112-
dc.descriptionSILVA, Iane Mirele Mendes da. A consciência fonológica e o grau de vozeamento nos pares /p, b/, /t, d/, /f, v/: uma proposta didática para alfabetização de crianças. 2020. 30 f. Artigo (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar se crianças, em fase de alfabetização, apresentam desvios ortográficos quanto à escrita de obstruentes vozeadas/não-vozeadas nos seguintes pares /p, b/, /t, d/, e /f, v/. O aporte teórico deste trabalho contou com estudos como os de Seara (2015), Adams et al. (2006), Lamprecht et al. (2012) sobre Fonética, Fonologia, e Consciência Fonológica, além de Seara (2015) quanto aos estudos sobre oposição de grau de vozeamento de pares mínimos consonantais no desenvolvimento da aquisição da linguagem, desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como, a contribuição dessas áreas para a formação do professor. Para a metodologia, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo intervencionista em que desenvolvemos em três etapas nosso procedimento, a saber: i) primeira coleta de dados (pré-instrução); ii) uma proposta de atividades com base na fonologia na tentativa de amenizar o processo de troca entre as consoantes dos pares pelo grau de vozeamento (instrução) e, iii) segunda coleta de dados (pós-instrução). Contudo, em virtude da pandemia do COVID-19, só foi possível realizar a etapa ‘i’. Os resultados (iniciais) mostram que os infantes realizam a troca dessas consoantes e que uma intervenção didática envolvendo aspectos fonológicos da língua pode auxiliar para redução desse fenômeno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leônidas José da Silva Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectGrau de vozeamentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA consciência fonológica e o grau de vozeamento nos pare /p, b/, /t, d/, /f, v/: uma proposta didática para alfabetização de criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

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