Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23264
Título: O papel do tradutor intérprete de libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande – PB
Autor(es): Souza, Sannyele Rodrigues de
Palavras-chave: Libras
Acessibilidade
Intérprete Educacional
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo abordar o papel do profissional intérprete de Libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande - PB, mostrando a importância do TILS no ambiente educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo e um estudo de caso em três (3) escolas públicas no município de Alagoa Grande-PB. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais no processo de inclusão do aluno surdo. Utilizamos uma metodologia no uso misto de duas classes de pesquisa, a exploratória e a descritiva em uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, baseado nas respostas das três (3) intérpretes educacionais. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores, como Quadros (2004), Lacerda (2011), Richardson (2012), Gesser (2009), Machado (2008). Este estudo mostrou a importância na formação específica do intérprete educacional para sua melhor fluência na Língua de Sinais e na mediação da comunicação propiciando ao aluno surdo acessibilidade no ambiente escolar, visto que é a partir da atuação do mesmo no ambiente educacional que o surdo tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados. Conclui- se que a parceria entre professor regente e intérprete educacional de Língua de Sinais é relevante para o bom desempenho do aluno surdo através do trabalho conjunto entre os dois, cada um exercendo seu papel específico, sem adentar no espaço profissional do outro, porém elencando- o com agente pedagógico no ambiente escolar.
Descrição: SOUZA, Sannyele Rodrigues de. O papel do tradutor intérprete de libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande – PB. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23264
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sannyele Rodrigues de SouzaPDF - Sannyele Rodrigues de Souza1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.