Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276
Título: As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Renata Silva de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ludicidade
Prática pedagógica
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da ludicidade durante a realização das regências na disciplina curricular Estágio Supervisionado II, as regências foram realizadas por três acadêmicos, e aqui relataremos uma das perspectivas desta vivência. Como aporte teórico, buscamos o entendimento do estágio como campo de pesquisa superando a relação dicotômica teoria prática que permeia as discussões no que tange ao estágio de acordo as ideias dos seguintes autores: Pimenta (2004), Pimentel e Pontuschka (2014), Pimenta; Lima (2011). No que se refere aos aspectos da ludicidade, encontramos em: Vygotsky (198 4), Kishimoto (1993), Janet Moyles (2006), e entre outros. Para tal, adotou se como metodologia pesquisa de campo de tipo qualitativo, esta considerada como meio de conseguir informação acerca de determinados problemas A s aulas ocorreram numa turma de 2 ° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola localizada no município de Guarabira/PB. Sabemos, então, que no momento das regências, os estagiários ficam inseguros em ter que se responsabilizar de conter a turma, e buscar práticas que impactem positivamente na realização dos seus planejamentos, foi através dessa percepção que resolvemos trabalhar por meio do lúdico, já que chama atenção e traz muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças fazendo com que elas sintam se à vontade em estar presentes na sal a de aula. Como resultados, emergiu a noção de que as atividades lúdicas se configuram como meio eficaz na realização pedagógica no momento do estágio, gerando impactos positivos na execução e relacionamento entre os envolvidos no processo.
Descrição: OLIVEIRA, Renata Silva de. As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Silva de OliveiraPDF - Renata Silva de Oliveira1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.