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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Maria Aparecida Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T11:02:17Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T11:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23300 | - |
dc.description | GOMES, M. A. D. O que pensam os discentes de letras acerca do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual. 2021. 18 f. Monografia (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão é um dos principais desafios do cenário educacional, embora tenha ganhado forças nos últimos anos, seu avanço ainda é lento. O ambiente escolar abrange um público misto em sua diversidade e tem a obrigação de acolher e favorecer meios para que cada aluno com deficiência tenha condições favoráveis a seu desenvolvimento. Além dessas questões estruturais e pedagógicas é importante compreender as ideias e concepções que os futuros professores constroem sobre deficiência e como isso pode afetar o contexto escolar. O objetivo desse trabalho é analisar as representações sociais acerca da deficiência intelectual elaboradas por estudantes do último semestre do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba. Para esta realização foi utilizada a metodologia qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada por meio de questionários com respostas abertas, tendo como embasamento teórico autores como Almeida (2004), Vigotski (1997), Silveira; Enumo; Rosa (2012), Relatório Mundial sobre Deficiência (2011), APA (2002). Foi possível perceber após a análise dos dados que a definição sobre deficiência intelectual está predominantemente ancorada no modelo biológico e que apesar dos discentes apresentarem uma atitude de concordância em relação ao processo de inclusão escolar, estes estabelecem uma série de condicionalidades para que a mesma seja de fato efetivada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Diana Sampaio Braga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.title | O que pensam os discentes de letras acerca do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
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