Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23302
Título: Publicidade na era digital: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais ante a prática de publicidade ilícita nas redes sociais
Autor(es): Santos, Aslan Rodrigues
Palavras-chave: Influenciador digital
Sociedade de consumo
Publicidade
Responsabilidade civil
Data do documento: 18-Set-2020
Resumo: A evolução tecnológica possibilitou novos meios de comunicação. A relação entre consumidor e fornecedor adaptou-se aos efeitos da sociedade, que sofreu modificações promovidas pela famigerada “Era digital”. Neste interim, moldando-se às novas mudanças, surge uma nova figura de grande poder persuasivo. O presente estudo trata acerca dos influenciadores digitais, sob a ótica da responsabilidade civil em face da publicidade enganosa/ilícita. O ponto central do estudo aborda a responsabilidade civil e a possibilidade de acionar judicialmente essas figuras, sob o viés da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor e de legislação específica que trata da regulamentação da internet. Buscou-se, desta maneira, demonstrar a compatibilidade do CDC para aplicar a responsabilidade aos influenciadores digitais. Ainda, o estudo aborda a importância da publicidade e marketing, sua evolução histórica e os limites impostos pela legislação pátria para proteger os consumidores, evitando que estes sejam lesados. Tratando-se de consumidor, ainda o trabalho abordou o perfil dos consumidores brasileiros e o que se faz necessário para que estes sejam mais conscientes e racionais no ato da compra; apontando para a educação financeira e consumerista como forma de abrandar os efeitos do consumo compulsivo, haja vista se tratar de situação que se mostra extremamente necessária à efetiva atuação estatal para a proteção do consumidor. Utilizou-se, para tanto, os métodos hipotético-dedutivo, pois a temática não foi tratada somente sob o viés dogmático, como também adentrou na esfera interdisciplinar, abordando o Direito e as Relações de Consumo. Além disso, adotou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, através de artigos, livros e da legislação pátria. O estudo contempla três capítulos: analisando-se a sociedade de consumo e a revolução desta; o desenvolvimento da publicidade, do perfil dos consumidores brasileiros e a educação financeira como um possível meio de atenuar o consumo inconsciente e irracional; por fim, tratou da responsabilidade civil e os meios de controle da atividade publicitária. Constatou-se ainda que é necessário um maior controle da atividade publicitária no âmbito virtual, para assegurar de forma mais eficaz os direitos do consumidor.
Descrição: SANTOS, Aslan Rodrigues. Publicidade na era digital: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais ante a prática de publicidade ilícita nas redes sociais. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23302
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aslan Rodrigues Santos.pdfPDF - Aslan Rodrigues Santos887.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.