Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2338
Título: La Lectura en ELE: una propuesta para educación infantil
Autor(es): Silva, Angélica Almeida e
Palavras-chave: Língua Espanhola
Educação Infantil
Leitura
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Defendemos a importância das práticas de leitura nas salas de aula de língua materna e estrangeira, desta forma, este estudo trata das características e possibilidades da leitura como processo de aprendizagem e está baseado na análise das narrativas clássicas para crianças. Neste caso, o estudo de espanhol como segunda língua, pensado para o publico infantil, já que há uma escassez de materiais para criança e se nota a necessidade dos professores de buscar alternativas de material didático e atividades para desenvolver um ensino voltado para esse público específico. Entendemos, por tanto, que o tema se configura como um ponto de interesse na didática de ELE. Este trabalho se divide em três capítulos: o primeiro capítulo, Ensino de espanhol como LE no Brasil, que aborda os conceitos gerais da língua e a importância das competências comunicativas no desenvolvimento da aprendizagem; o segundo aponta os ”processos cognitivos de leitura”, apresentando três referencias distintas neste processo, o Bottom-up, Top-Down e o modelo interativo; o terceiro trata dos “tipos de leitura” em duas perspectivas, a primeira enfoca como trabalhar a leitura em diferentes níveis (García Hernández, 2005) e a outra organiza seu enfoque partindo de quatro possibilidades de abordagens (Martín Peris, 2013). Apresentamos, todavia, duas propostas didáticas que usam as narrativas clássicas dois assim d três referencias distintos neste processo, o Bottom-up, Top-down e o modelo interativo; e o terceiro trata dos tipos de leitura em diferentes níveis (García Hernández, 2005) e o outro enfoque partindo de quatro possibilidades de abordagem (Martín Peris, 2013). Apresentamos, todavia, duas propostas didáticas que usam as narrativas clássicas infantis. Esperamos que este trabalho contribuía para uma revisão de métodos e conceitos de leitura como processo de ensino e aprendizagem, e seja um exemplo de trabalho para E/LE para a educação infantil.
Descrição: Silva, A. A. e. La Lectura en ELE: una propuesta para educación infantil. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2338
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Almeida e Silva.pdfAngélica Almeida e Silva464.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.