Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2342
Título: Em foco classe de palavras: um estudo do uso adverbial em provérbios bíblicos
Autor(es): Brito, Edineide Ribeiro de
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Gramática
Advérbio
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa, no âmbito escolar, visa desenvolver o domínio da língua nos diferentes contextos de uso a que o indivíduo tem acesso, fato que, na maioria das vezes, não acontece, pois o ensino ainda se centra na exposição de regras gramaticais, acarretando, desse modo, estranhamento quanto às múltiplas facetas de um vocábulo. Em face disso, esboçamos alguns problemas observados na abordagem da classe dos advérbios, na busca de esclarecer o seu uso e ampliar a visão sobre esta classe, por entendermos que o tratamento dado aos advérbios pela teoria gramatical tradicional não explica o real funcionamento desse elemento, nem tampouco atende às demandas do usuário da língua. Pensando assim, buscamos como objeto de estudo, os advérbios formados por meio do sufixo “- mente”, considerados os mais numerosos e legítimos representantes dessa classe, de acordo com Bomfim (1988), presentes em alguns provérbios bíblicos e classificados, segundo a gramática tradicional, como advérbios de modo, apesar de nem sempre apresentarem ligação com algum tipo de circunstância. Neste sentido, compreendemos que estes advérbios não têm por escopo tão somente a ação verbal, nem expressam apenas a ideia de modo. Sob esta ótica, objetivamos analisar o uso e a classificação aplicada aos advérbios, especialmente, com formação a partir do sufixo “- mente”, como também verificar o comportamento desses advérbios, considerando o que reza a teoria linguística. Todos os advérbios em analise estão presentes nos provérbios bíblicos, coletados no livro Provérbios, um dos livros da Bíblia, (ALMEIDA 1993). Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujo corpus é composto por vinte advérbios analisados a partir do texto dos provérbios bíblicos. O foco teórico que norteia o nosso estudo parte do viés da gramática tradicional com Bechara (2009), Cunha e Cintra (2007) e Rocha Lima (2000), com ênfase basilar na perspectiva da Linguistica com Bomfim (1988), Silva (s/d), Moura Neves (2000), Basílio (2008), dentre outros. Entendemos que a língua enquanto processo dinâmico e social admite transformações quanto a sua formação e uso, no entanto, preserva sua essência, a comunicação. Também compreendemos que é possível uma prática pedagógica do ensino da língua, que contemple a classe dos advérbios nos moldes aqui analisados.
Descrição: Brito, E. R. de. Em foco classe de palavras: um estudo do uso adverbial em provérbios bíblicos. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2342
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edineide Ribeiro de Brito.pdfEdineide Ribeiro de Brito511.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.