Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23437
Título: Um estudo do Teorema do Passo da Montanha com aplicação a uma classe de problemas elípticos
Autor(es): Sousa, Igor Mateus da Silva
Palavras-chave: Teorema do Passo da Montanha
Equações Diferenciais Parciais
Espaços de Sobolev
Espaços de Lebesgue
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Atualmente, existem inúmeros métodos de resolução de equações diferenciais, dentre eles, destacamos os métodos variacionais que consiste basicamente em associar o problema a um funcional diferenciável apropriado, de modo que os pontos críticos desse funcional sejam as soluções procuradas. A proposta deste trabalho consiste em estudar um teorema clássico da teoria dos pontos críticos, conhecido como Teorema do Passo daMontanha, devido a Am- brosetti e Rabinowitz. O estudo do Teorema foi abordado tendo como base o livro intitulado Minimax Methods in Critical Point Theory with Applications to Diferential Equations do autor Rabinowitz P. H. e a aplicação referente aos resultados de existência de solução para problemas elípticos foi abordado tendo como base o livro intitulado Minimax Theorems do autor MichelWillem. No decorrer do trabalho, estivemos frequentemente utilizando conteú- dos de Análise Funcional, que é um pré-requisito para o nosso estudo, e abordamos também os Espaços de Sobolev, pois toda a nossa discussão acontece em espaços deste tipo.
Descrição: SOUSA, I. M. da S. Um estudo do Teorema do Passo da Montanha com aplicação a uma classe de problemas elípticos. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23437
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Mateus da Silva Sousa.pdfPDF - Igor Mateus da Silva Sousa654.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.