Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23439
Título: Uma equação diferencial aplicada ao crescimento populacional
Autor(es): Silva, Rogério Eloi
Palavras-chave: Crescimento populacional
Modelo Malthusiano
Matemática aplicada
Equação diferencial
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho surge na perspectiva de investigar modelos matemáticos que possam descrever fenômenos reais, sejam eles de ordem natural ou humana. Neste sentido, aplicam-se conceitos estudados na área da Matemática Aplicada, e especialmente neste caso, as teorias do crescimento populacional. Em particular, aplicamos o Modelo Malthusiano para o crescimento populacional com o objetivo de fazer a comparação dos resultados obtidos pelo modelo, com os dados obtidos no laboratório de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no período de 2019.2, no mês de outubro. Com os resultados obtidos através da aplicação de um Modelo adequado, para o crescimento populacional, tem-se a comprovação do modelo e consequentemente a validação da teoria de Malthus, e mais fortemente as contribuições da matemática para esta área da ciência.
Descrição: SILVA, R. E. Uma equação diferencial aplicada ao crescimento populacional. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23439
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Eloi Silva.pdfPDF - Rogério Eloi Silva11.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.