Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2346
Título: A instância polissêmica nas expressões idiomáticas em letras de músicas de forró
Autor(es): Silva, Roberta Carla Farias da
Palavras-chave: Análise do Discurso
Teoria Dialógica do Discurso
Polissemia
Expressões Idiomáticas
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Partindo do princípio de que os idiomatismos constituem-se como expressões populares que foram criadas e tornaram-se cristalizadas na sociedade, este trabalho busca desenvolver um estudo voltado para a instância polissêmica nas expressões idiomáticas registradas em letras de músicas de forró. Tendo em vista que esse gênero musical desperta o interesse de muitos interlocutores, decidimos selecionar algumas composições que servem de subsídio para analisarmos os efeitos polissêmicos das palavras nas expressões idiomáticas, além de perceber a intencionalidade que abarca o uso dos idiomatismos em nosso meio. Para tanto, tomamos como corpus as seguintes canções: “Se liga, amiga”, de Furacão do Forró; “Santinho do pau oco”, de Saia Rodada, “Na casa das primas”, de Aviões do Forró, e “Carta Branca”, de Magníficos. À luz da Teoria Dialógica do Discurso, buscamos esclarecer como funciona a polissemia no discurso das expressões idiomáticas presentes nestas canções. Sendo assim, recorremos a pesquisadores como Bakhtin (2010), Brait (2010), Fiorin (2008), Orlandi (2008a; 2008b), Possenti (2004), dentre outros. As letras das canções analisadas nos levam a afirmar que a polissemia possibilita vários sentidos às expressões idiomáticas, garantindo-nos compreender mais de um discurso contido numa mesma expressão, construindo, assim, as relações dialógicas entre enunciados concretos.
Descrição: Silva, R. C. F. da. A instância polissêmica nas expressões idiomáticas em letras de músicas de forró. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2346
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Carla Farias da Silva.pdfRoberta Carla Farias da Silva320.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.