Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23479
Título: Crime e castigo: funções ocultas da pena privativa de liberdade no sistema neopunitivista
Autor(es): Santos, Daniela Melisa Gomes
Palavras-chave: Pena privativa de liberdade
Neopunitivismo
Funções ocultas
Data do documento: 5-Abr-2021
Resumo: A questão carcerária causa constrangimento ao Estado Democrático de Direito, assim a pertinência teórica encontra sua relevância social na necessidade de escancarar, por uma perspectiva crítica, a falência da política de encarceramento adotada no Brasil; enquanto a relevância jurídica reside na influência do tema no ordenamento jurídico brasileiro. O objetivo é tecer uma análise crítica sobre as funções não declaradas da pena restritiva de liberdade no sistema criminal que adota o neopunitivismo como modelo punitivo. Dentre o referencial teórico utilizado, apresentam-se como irrenunciáveis para a construção do trabalho os pensamentos de Feuerbach, Claus Roxin, Günther Jakobs e Sanchez. A metodologia empregada é a bibliográfica, a investigação possui caráter exploratório-descritivo caráter exploratório-descritivo de tipo quantitativa baseada fundamentalmente no método dedutivo. A doutrina brasileira trata, majoritariamente, da falência da pena privativa de liberdade, havendo pouca literatura sobre as funções não declaradas da pena, além disso, as outras que abordam o neopunitivismo cuidam basicamente de explanar os pensamentos de autores estrangeiros, praticamente inexistindo obras originais nesse sentido. Em um primeiro momento, analisa as principais contribuições funções retributiva, preventiva e mista da pena privativa de liberdade. Posteriormente, cuida das disfunções da pena de encarceramento, indicando a crise de legitimidade do sistema prisional. Na sequência, trata das funções ocultas da pena privativa de liberdade. Por fim, relaciona as funções não declaradas da pena e o neopunitivismo. Conclui que a ineficácia da pena e o neopunitivismo são empreendidos pelas classes dominantes no poder.
Descrição: SANTOS, Daniela Melisa Gomes. Crime e castigo: funções ocultas da pena privativa de liberdade no sistema neopunitivista. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23479
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Daniela Melisa Gomes Santos.pdfTCC- Daniela Melisa Gomes Santos502.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito214.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.