Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23489
Título: Clamantia Peccata: Repressão e Violência em "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu (1982)
Autor(es): Ferreira, Daniel Lira
Palavras-chave: Ditadura
Literatura homoerótica
Violência
Literatura brasileira
Data do documento: 11-Mai-2021
Editor: Daniel Lira Ferreira
Resumo: A literatura brasileira, desde os seus primórdios, expressou o dilema identitário de um país colonizado dividido entre o retrato da terra e a sua transfiguração, como expõe Antonio Candido (1999). Passando por períodos documentais com o Naturalismo, influenciado diretamente pelo Determinismo, essa literatura, ao longo das três fases do Modernismo (1920-1930; 1930-1945; 1945-1960) se desenvolveu ora em seus acentos sociais-denunciativos, ora dando destaque ao aspecto estético formal, ou seja, o experimentalismo que seria absorvido pela literatura chamada “marginal” da década de 70, ao lado das pautas políticas. Os escritos da segunda metade do século XX, mais especificamente das décadas de 70 e 80 foram fortemente influenciados pelos movimentos sociais que emergiam no mundo. O movimento negro, o movimento LGBT, o movimento feminista e o próprio movimento hippie foram fundamentais para a ascensão da literatura marginal vigente dessa época. A contracultura, atrelada à vontade de ser subversivo ao período ditatorial brasileiro transformou os meios de comunicação, os textos e as músicas em verdadeiros meios de expor a violência cometida pelos governantes. Diante do exposto, este trabalho busca analisar as formas de violências cometidas durante a ditadura militar brasileira através do conto “Aqueles Dois”, de Caio Fernando Abreu, observando como a homoafetividade de ambas as personagens se destrincha na narrativa. Para tanto, recorreremos a textos teóricos como os de Candido (2006) sobre literatura brasileira; Trevisan (2018) sobre a homossexualidade no Brasil; Green (2000) sobre a história da homossexualidade nas Américas; Cowan (2019) sobre o Estado, a sociedade e a sexualidade; Foucault (1999) sobre sexualidade e poder; e Odalia (1983) sobre violência. Por fim, trazemos Bourdieu (2002) para discorrer sobre violência simbólica. Através dessa análise, observamos como a literatura homoerótica foi representativa daquela época: denunciou e demonstrou a realidade da comunidade marginalizada, bem como deu destaque aos que não pertenciam ao cânone social.
Descrição: FERREIRA, D. L. Clamantia Peccata: Repressão e Violência em "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu (1982). 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23489
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Lira FerreiraPDF - Daniel Lira Ferreira421.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito120.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.