Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23526
Título: Tecnologias assistivas no auxílio de estudantes com paralisia cerebral: um estudo de caso no município de Soledade - PB
Autor(es): Soares, Maria Evanilda Salustiano
Palavras-chave: Tecnologias assistivas
Atendimento educacional especializado
Aprendizagem
Inclusão escolar
Data do documento: 4-Mar-2021
Resumo: O presente trabalho aborda, através de uma investigação do tipo pesquisa-ação, nossa experiência enquanto professora/pesquisadora, envolvendo alunos com Paralisia Cerebral, vivenciado através do programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em parceria com professores do ensino regular e com a equipe multifuncional. Nosso objetivo principal foi analisar o auxílio das tecnologias assistivas no processo de ensino e de aprendizagem como ferramenta pedagógica na construção da aprendizagem para estudantes com paralisia cerebral. Este trabalho foi realizado numa sala de recursos multifuncionais situada numa Escola pública do município de Soledade–PB.A abordagem metodológica usada, pare de um estudo de caso de um aluno que apresenta um bom desenvolvimento na sua aprendizagem através de atividades planejadas no plano de ação bem articulado e com metodologias definidas, os resultados demonstraram que utilizando as tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem, percebemos que durante a realização das atividades usando as tecnologias assistivas o aluno elevou sua autoestima e uma melhora significativa, demonstrando êxito na coordenação motora A abordagem metodológica parte de um estudo de caso de um aluno que apresenta um bom desenvolvimento na sua aprendizagem, através de atividades planejadas no plano de ação bem articulado e com metodologias definidas. Os resultados demonstraram que utilizando as tecnologias assistivas como ferramentas que estimula e valoriza as potencialidades dos alunos com Paralisia Cerebral, percebe-se que durante a realização das atividades usando as tecnologias assistivas o aluno elevou sua autoestima, demonstrando êxito, na coordenação motora, e durante a realização das atividades propostas. Portanto, as tecnologias Assistivas são excelentes ferramentas pedagógicas que contribui com eficácia no processo de construção de aprendizagem de alunos com deficiências.
Descrição: SOARES, M. E. Tecnologias assistivas no auxilio de estudantes com paralisia cerebral: um estudo de caso no município de Soledade – PB. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23526
Aparece nas coleções:I - EEPEI



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.