Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23536
Título: Avaliação da educação financeira nas finanças pessoais
Autor(es): Barbosa, Thainá Drielle Vanderlei
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Planejamento financeiro
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: A educação financeira pode ser considerada como um suporte para auxiliar as famílias que pretendem melhorar a qualidade de vida e também àquelas famílias que não têm controle sobre suas finanças. Desta forma, percebe-se que o uso da educação para controle do orçamento pode ajudar muito a reconhecer falhas e potencializar as riquezas pessoais. Assim, este estudo teve como objetivo verificar como a população de Campina Grande-PB enxerga a importância da educação financeira para suas finanças pessoais. Na metodologia foram utilizadas pesquisas do tipo descritiva, explicativa, bibliográfica e pesquisa de campo; bem como o método quantitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 60 voluntários das classes baixa, média e alta, dispostos a contribuir com a mesma. O instrumento adotado foi um questionário composto por 19 perguntas obrigatórias, sendo sete relacionadas ao perfil socioeconômico e doze aos hábitos de consumo dos respondentes, aplicada entre os dias 28 de abril e 04 de maio de 2021. Nos resultados verificou-se que os respondentes têm certa dificuldade em cuidar das próprias finanças, porém, percebem a necessidade da Educação Financeira e a importância dela em suas vidas, tendo em vista que a maioria não teve oportunidade de aprender sobre o tema na infância, eles reconhecem a necessidade de que haja uma implementação do tema nas escolas, em todos os níveis.
Descrição: BARBOSA, Thainá Drielle Vanderlei. Avaliação da educação financeira nas finanças pessoais. 2021. 29f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23536
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thainá Drielle Vanderlei Barbosa.pdfPDF - Thainá D. V. Barbosa1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.36 MBimage/pngVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.