Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23547
Título: Disclosure de informação socioambiental: uma evidência nas empresas altamente poluidoras
Autor(es): Maciel, José Carlos de Pontes
Palavras-chave: Relatório de Sustentabilidade
Empresas Brasileiras - Poluição ambiental
Indicadores Ambientais
Indicadores Sociais
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os relatórios de sustentabilidade referentes ao triênio 2017 a 2019 das empresas dos setores considerados de alto potencial poluidor e utilizador de recursos ambientais segundo o Anexo VIII da Lei nº 6.938 de 1981 que estão listadas na B3, de acordo com os indicadores apresentados pela Global Reporting Initiative (GRI). O trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e documental. Os resultados destacam o desempenho da Petrobras (Categoria de Extração e Tratamento de Minerais), que foi a organização que mais apresentou os indicadores de caráter socioambiental do estudo, e por outro lado a Enauta (Categoria de Extração e Tratamento de Minerais) foi a que elaborou a mais baixa média de indicadores. A categoria de Indústria Química foi a que, dentre as categorias analisadas, expôs o maior índice de apresentação dos indicadores socioambientais. Utilizando a técnica do quartil, observou-se que, entre as empresas da amostra, 44,44% (4 empresas) apresentam bom nível de disclosure, possuindo índices entre 100% e 75% dos indicadores socioambientais, de acordo com os parâmetros da pesquisa; e 55,56% (5 empresas) um nível de disclosure satisfatório, possuindo índices entre 75% a 50%. O estudo conclui também que os indicadores sociais foram apresentados em menor escala quando comparados aos ambientais, os sociais possuem uma média de 55,95% de apresentação nos relatórios, enquanto os ambientais são de 86,11%. Ressalta-se, ainda, a pouca publicação de indicadores que se correlacionam com a preocupação com os stakehoders externos, mais precisamente com os consumidores, que denotaram um incipiente percentual de nível de divulgação, sendo este de 33,33%, considerado todas as empresas de estudo.
Descrição: MACIEL, José Carlos de Pontes.Disclosure de informação socioambiental: uma evidência nas empresas altamente poluidoras. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23547
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos de Pontes Maciel.pdfPDF - José Carlos de Pontes Maciel841.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito216.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.