Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23596
Título: Simbologia, melancolia e loucura em “O corvo”, de Edgar Allan Poe
Autor(es): Belmiro, Igor Matheus Santos
Palavras-chave: Simbologia
Melancolia
Loucura
Análise literária
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: A morte, a loucura e a melancolia são temas bastante sombrios e complexos de serem debatidos. Edgar Allan Poe (1845) relacionou com maestria essas três temáticas em sua obra mais famosa conhecida como “O Corvo”. O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisará os símbolos apresentados na obra do poeta. Assim como buscará adentrar na psique do narrador e, através de uma ótica de interpretação psicolinguística, entender gradativamente como ele sucumbiu à loucura. Para isso, também será debatido sobre como o uso de elementos oriundos do movimento romântico e do estilo gótico deram ao poema o tom desejado pelo autor. Logo, essas análises e interpretações serão possíveis de se realizar a partir dos estudos de Lima (2011), Bock (2001) e Frayze & Pereira (2008) sobre definição de loucura. A relação entre literatura e psicanálise defendido por Lima (2011) e Simões (2017). O romantismo e o romântico sombrio trabalhado por Chorfi et al. (2018), este que também será usado como base para a compreensão do estilo gótico, junto com Ghada (2011), sobre simbolismo, unido de Rahman (2015) e a união entre Rahman & Melhim (2013) sobre essa teoria e a teoria psicolinguística. A ideia de morte e melancolia tal como é apontada por Chorfi et al. (2018) e Swarnakar (2007). Finalmente, é possível entender que o descontrole emocional do personagem e os sentidos sobrenaturais e representativos que ele deu ao pássaro que não falava nada mais além de uma frase foram a causa da ruína do narrador. O uso dos símbolos e de elementos góticos na obra sugerem que a melancolia vivenciada pelo estudante, seu estado emocional e a dificuldade em encarar a realidade fizeram com que gradativamente ele fosse perdendo sua racionalidade, tornando-se louco.
Descrição: BELMIRO, I. M. S. Simbologia, melancolia e loucura em "O Corvo", de Edgar Allan Poe. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23596
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Matheus Santos Belmiro.pdfPDF - Igor Matheus Santos Belmiro611.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito167.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.