Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23621
Título: A variação linguística a partir de letra de funk: uma proposta de intervenção para o ensino médio
Autor(es): Santos, Cicleide Venâncio dos
Palavras-chave: Variações linguísticas
Preconceito linguístico
Proposta de intervenção
Letra de funk
Data do documento: 6-Mai-2021
Resumo: A partir dos conhecimentos sobre a heterogeneidade da língua, o presente trabalho visa abordar a temática das variações linguísticas com o objetivo de propor uma intervenção, contextualizada ao gênero funk, que possa ser aplicada em sala de aula em turmas do ensino médio. Nossa principal motivação para a produção deste trabalho, é a promoção da desmitificação e a desconstrução do chamado preconceito linguístico a partir de uma reflexão sobre a dinamicidade da língua e dos fatores responsáveis pelas suas variações. Para tanto, iremos propor um momento pedagógico através do gênero musical funk, com o intuito de utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, demonstrando para os alunos o quanto nossa língua é diversificada e variável. No decorrer deste trabalho, também iremos enfatizar a importância de conhecer a nossa língua materna tanto por parte dos alunos como também dos professores, bem como abordar os conceitos teóricos e práticos de cada tipo de variação. Dessa forma, a presente pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como suporte teórico, autores como: Antunes (2009), Bagno (2007; 2009; 2013), Bortoni- Ricardo (2004), Câmara Jr. (2011), Cezario & Votre (2011), entre outros. Esperamos que as discussões apresentadas, bem como a proposta de intervenção, sejam significativas tanto para os docentes quanto para os estudantes, no que diz respeito à abordagem das variações linguísticas.
Descrição: SANTOS, C. V. dos. A variação linguística a partir de letra de funk: uma proposta de intervenção para o ensino médio. 2021.28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23621
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Cicleide Venâncio dos SantosPDF- Cicleide Venâncio dos Santos751.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.