Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2366
Título: Livro didático de língua inglesa: visão crítico-reflexiva sobre o uso dos gêneros textuais
Autor(es): Silva, Sostenes Pereira da
Palavras-chave: Língua Inglesa
Gêneros Textuais
Lingüística
Livro Didático
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: No que concerne aos estudos sobre os gêneros textuais, vivemos um tempo privilegiado, pois existem diversas publicações e pesquisas sobre o assunto a exemplo das grandes colaborações que Marcuschi e outros pesquisadores nos oferecem. Os livros didáticos já estão adaptados a essa realidade que, inclusive, é uma indicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs (2001). Porém, ainda há alguns entraves no ensino sob a perspectiva de gêneros textuais: é a forma como estes são explorados nos livros didáticos. A maioria desses livros explora os aspectos estruturais ou formais do texto e deixam de lado os aspectos sócio-comunicativos e funcionais. Mediante esse fato, decidimos elaborar uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo observar como os gêneros textuais são explorados nos livros didáticos sob a hipótese de que os mesmos seguem fielmente as normas exigidas pelos PCNs, para isso escolhemos uma coleção de língua inglesa do ensino fundamental II: “Coleção FTD Sistema de Ensino,” de Mariana Killner e Rosana Gemima Amancio, 2010. Nosso aporte teórico se respalda em autores conceituados, a exemplo de Marcuschi (2008), Bezerra (2001), Koch e Elias (2006), entre outros. Observamos que os gêneros analisados nessa coleção, embora apresentem pontos passíveis de melhoria e reflexão, disponibilizam e mobilizam o aluno, uma diversidade de saberes que contribuem para a formação de escritores proficientes, capazes de não apenas se apropriar da escrita para descrever o mundo ao seu redor, mas de através dele se posicionar criticamente e também poder exercer uma melhor aprendizagem de língua inglesa.
Descrição: Silva, S. P. da. Livro didático de língua inglesa: visão crítico-reflexiva sobre o uso dos gêneros textuais. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2366
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sostenes Pereira da Silva.pdfSostenes Pereira da Silva1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.