Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2368
Título: Campo e cidade: a construção do personagem Rosálio na obra o Voo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende
Autor(es): Santos, Marisa Barbosa dos
Palavras-chave: Crítica Literária
Literatura Brasileira
Romance
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a trajetória do protagonista Rosálio do campo para a cidade na obra literária O voo da guará vermelha, da escritora Maria Valéria Rezende. Nesse Romance contemporâneo, dois imigrantes, (Rosálio e Irene), após saírem do campo sobrevivem em meio a anseios e desalentos em uma cidade grande. Rosálio é impulsionado a sair do seu lugar de origem pelo desejo ardente de aprender a ler, este percorre vários lugares e enfrenta situações terríveis, até que o encontro fortuito com Irene é transformado em uma relação de complementaridade entre ambos, na qual, em meio às suas misérias, conseguem buscar um no outro o apoio para a realização de seus sonhos. Nesse contexto, esse trabalho tem como questão orientadora de análise: Qual a finalidade da insistência incansável do personagem Rosálio em aprender a ler? Nesse sentido, tomaremos como aporte teórico as contribuições de: Bosi (1988), Cardoso (1988), Correia (2003), Lebedev (2010), Maingueneau (2006), Orlandi (2007), Williams (2011), entre outros. A análise preliminar dos dados demonstra que não foi aleatória a busca de Rosálio para aprender a ler, pois adquire, dessa forma, o conhecimento não só dos livros que herdara de seu amigo, mas de todos os que poderia ler um dia e, consequentemente relata para outras pessoas as histórias que aprendera. Então, o personagem passa de “O Pequeno” e de “Nem-Ninguém” a contador de histórias. A realização do protagonista Rosálio na obra depende tanto do campo quanto da cidade, demonstrando que ambos os espaços não apenas se opõem mas, também, se complementam.
Descrição: Santos, M. B. dos. Campo e cidade: a construção do personagem Rosálio na obra o Voo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2368
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marisa Barbosa dos Santos.pdfMarisa Barbosa dos Santos478.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.