Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23725
Título: Educação ambiental no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande – PB
Autor(es): Barreto, Esmênia Soares Costa
Palavras-chave: Educação ambiental
Currículo escolar
Ensino fundamental
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: Observada sob vários ângulos, a educação ambiental deve ser um tema transversal no currículo da educação escolar, através de ações que visem à tomada de atitudes e envolvam o aproveitamento de recursos para fins pedagógicos e sociais; portanto, deve ser assumida por professores/as e crianças desde os primeiros anos de escolarização. Nessa direção discute a educação ambiental no processo de formação dos sujeitos; desde a infância. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar experiências de educação ambiental enquanto tema transversal no ensino fundamental, anos iniciais (1º a 5º ano), vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) numa Escola Municipal de Campina Grande/PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como instrumento de coleta de dados a observação e os registros da experiência, bem como entrevista semiestruturada com professoras responsáveis pela gestão da escola. Os dados demonstraram que a escola campo tem a preocupação de vivenciar essa transversalidade, por considerar relevante o empenho da educação escolar pela busca de melhoria na qualidade de vida e das condições ambientais, todavia não chega a desenvolver um trabalho sistemático e contínuo nessa perspectiva. Por fim, entende-se que a educação ambiental pode mudar hábitos e sua prática na escola poderá promover o despertar de valores e atitudes, formando, desde cedo, sujeitos responsáveis.
Descrição: BARRETO, E. S. C. Educação ambiental no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande – PB. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23725
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TERMO DE DEPÓSITO ESMÊNIA SOARES C. BARRETO.pdfPDF - TERMO DE DEPÓSITO ESMÊNIA SOARES C. BARRETO105.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - MONOGRAFIA ESMÊNIA SOARES C. BARRETO.pdfPDF - MONOGRAFIA ESMÊNIA SOARES C. BARRETO414.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.