Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2373
Título: O discurso da mulher-aluna e trabalhadora do campo: relato de experiência no Brasil alfabetizado
Autor(es): Conserva, Redjane de Souza
Palavras-chave: Análise do discurso
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Programa Brasil Alfabetizado – PBA
Alfabetização
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Esta pesquisa visa investigar as causas que levam a mulher-aluna e trabalhadora do campo a desistir de se alfabetizar ou dar continuidade aos seus estudos, nos Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Aprofunda-se, a partir dos objetivos específicos, a) analisar os motivos que conduziram essas alunas a viverem à margem da escrita e da leitura; b) estudar, à luz da Análise do Discurso na linha francesa, às diversas manifestações dos discursos que subjazem nas suas práticas de vida e atitudes. Através de uma leitura comparativa das diferentes maneiras de dizer das alunas, analisa-se nesses discursos a interpelação da formação discursiva e a formação ideológica que evidenciam a posição de autoria do sujeito que se enuncia, tendo como base a análise da questão: O que leva a mulher do campo a desistir de se alfabetizar ou dar continuidade aos seus estudos no PBA? Na busca de respostas, realizamos entrevista, cujas respostas dadas pelas 04 (quatro) informantes evidenciam as causas que contribuem para condição atual de tais sujeitos. Estas 04 informantes constituem o nosso corpus, tendo como base os fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa que tem o discurso como objeto de análise. Nessa direção tomamos como referencias as contribuições teóricas de Orlandi (2007), Pêcheux (2007), Brandão (2004), Fernandes (2008), Bourdieu (2002) entre outros. Nessa ótica, a análise dos dados evidencia que o discurso sobre os motivos que levam a desistir de se alfabetizar ou dar continuidade aos seus estudos são os mesmos, o discurso da violência simbólica que ganha espaço de maneira sutil os desdobramentos de caráter legitimador, que ordenam e estabelecem os mecanismos de controle entre as categorias de homem e mulher, que ultrapassou décadas.
Descrição: Conserva, R. de S. O discurso da mulher-aluna e trabalhadora do campo: relato de experiência no Brasil alfabetizado. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2373
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Redjane de Souza Conserva.pdfRedjane de Souza Conserva525.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.