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dc.contributor.authorFerreira, Mariana Almeida-
dc.date.accessioned2021-06-11T18:06:46Z-
dc.date.available2021-06-11T18:06:46Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23733-
dc.descriptionFERREIRA, M. A. O pensamento computacional na formação de professores de matemática: contextualização e potencialidades. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAo estimular o uso do Pensamento Computacional para formular e solucionar problemas de maneira eficaz em sala de aula, o professor colabora com seus alunos no desenvolvimento de um conjunto de habilidades essenciais para os cidadãos do século XXI. No Brasil, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular incluiu o Pensamento Computacional como uma aprendizagem básica a ser trabalhada desde o Ensino Fundamental dentro da área de Matemática. Sob tal perspectiva, surge a necessidade de refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Matemática para correta adoção do Pensamento Computacional em suas atividades didáticas. Dessa forma, esse trabalho visa investigar as potencialidades do Pensamento Computacional e como este vem sendo trabalhado no ensino de Matemática no Brasil, especialmente na formação de professores. Neste sentido, inicialmente realizamos um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo identificar como a relação entre o Pensamento Computacional e a Matemática vem sendo trabalhada no Brasil. Um dos resultados obtidos com essa pesquisa foi a carência na oferta de cursos de formação de professores de Matemática que visem a incorporação do Pensamento Computacional na sua prática pedagógica. Na sequência, desenvolvemos um estudo para identificar as percepções dos licenciandos em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba sobre Pensamento Computacional. Apesar da maioria dos alegar não conhecer o termo, constatou-se um alto nível de concordância com relação a importância da inserção dos fundamentos básicos da Ciência da Computação no ensino da Matemática com o intuito de preparar os alunos para lidar com problemas em diferentes contextos. Por fim, avaliamos as contribuições da realização de um curso de formação inicial e continuada para professores de Matemática que propôs a introdução do Pensamento Computacional baseado na programação de computadores através do desenvolvimento de atividades relacionadas com conteúdos matemáticos. Os resultados indicam que é um tema motivante e que atrai a atenção dos licenciandos e professores de Matemática. Contudo, apesar da conclusão do curso, alguns participantes alegam que não sentem-se seguros para abordar o tema em sala de aula. Portanto, faz-se necessário refletir e discutir como o professor de Matemática está sendo formado para inserir o Pensamento Computacional através do ensino de Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.titleO pensamento computacional na formação de professores de matemática: contextualização e potencialidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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