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dc.contributor.authorCarvalho, Sílvia Roberta Lucas de-
dc.date.accessioned2021-06-11T22:00:10Z-
dc.date.available2021-06-11T22:00:10Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23750-
dc.descriptionCARVALHO, S. R. L. A educação especial em uma perspectiva inclusiva: um panorama histórico. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractA educação especial teve uma trajetória de leis e diretrizes durante os séculos que foi essencial para dar maior visibilidade à uma população minoritária. Em uma perspectiva inclusiva no meio escolar, os alunos com necessidades específicas têm ganhado visibilidade em nossa sociedade quanto a sua percepção, principalmente de órgãos e instituições educacional. Assim, é importante que se estude como está sendo realizada a educação especial em uma perspectiva inclusiva, de modo a conhecer quais são as políticas públicas criadas para efetivar a inclusão escolar e a formação de professores para promover a educação especial e o uso de metodologias e métodos de ensino para lidar com as necessidades educacionais desses alunos. Desta forma, a problemática deste estudo é: Como se dá a educação especial a partir das considerações e viabilidades da educação inclusiva? Já o objeto geral deste estudo é refletir sobre a execução da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva, considerando as leis vigentes no Brasil. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizando um levantamento em banco de dados online, como o Google Acadêmico e a Plataforma Capes, e também em revistas, produções acadêmicas e livros. Como conclusão, foram observadas mudanças consideráveis durante os últimos séculos com relação à presença das pessoas com necessidades específicas na sociedade, passando do ato de esconder e menosprezar para o destaque e inclusão social e educacional dos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Ainda, a educação especial se mostra como uma forma peculiar da educação inclusiva, mas que é bastante relevante para a educação brasileira, principalmente no enfoque dado para o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos especiais para a comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Me. Maria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da aprendizagempt_BR
dc.titleA educação especial em uma perspectiva inclusiva: um panorama históricopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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