Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2378
Título: As doze cores do vermelho: uma leitura da posição da mulher na família tradicional no romance de Helena Parente Cunha
Autor(es): Pìnto, Wilka Leite Durand
Palavras-chave: Analise critica
Romance
Mulher
Posição social feminina
Família
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: As Doze Cores Do Vermelho, de Helena Parente Cunha, é uma história de simultaneidades. Com uma estrutura bastante incomum, a obra é estruturada em três colunas que dividem os tempos, passado, presente e futuro. A primeira retoma um passado; a segunda trava um diálogo com o leitor no tempo presente; e a terceira que prevê o futuro. A obra narra em três vozes a vida de uma pintora, a personagem principal, que no primeiro ângulo se apresenta como a voz que se reporta ao passado. O segundo ângulo se sustenta por uma voz dirigida à protagonista através de um “você” vivido no presente. Finalmente, o terceiro ângulo se refere à personagem em suas vivências futuras. Propomos uma leitura da obra voltada para uma análise crítica das relações de gênero e do papel da mulher na família tradicional, em vista da hibridização e do multiculturalismo que constituem a sociedade atual. Além disso, procuramos afirmar um discurso propriamente feminino e a construção da identidade feminina na pós- modernidade.
Descrição: Pinto, W. L. D. As doze cores do vermelho: uma leitura da posição da mulher na família tradicional no romance de Helena Parente Cunha. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2378
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilka Leite Durand Pinto.pdfWilka Leite Durand Pinto438.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.