Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23815
Título: Mapeamento de suscetibilidade á processos erosivos no município de Cacimba de Dentro-PB.
Autor(es): Santos, Ana Célia Fidelis
Palavras-chave: Processos erosivos
Álgebra de mapas
Cacimba de Dentro
Uso do solo
Data do documento: 27-Mai-2021
Editor: Ana celia fidelis dos santos
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a dinâmica dos processos erosivos do município de cacimba de dentro, estado da Paraíba, através de um mapeamento de suscetibilidade erosiva na área. Foi desenvolvido inicialmente um levantamento bibliográfico e cartográfico, em seguida os procedimentos de campo com a coleta de pontos específicos escolhidos estrategicamente no município para analisar a dinâmica da paisagem, por último confecção dos mapas de estratigráfia, solo, declividade, Hipsometria e uso da terra. Para o mapa de suscetibilidade foi utilizada a metodologia da álgebra de mapas que leva em consideração a distribuição de pesos para cada fator condicionante para os processos erosivos. Nesse sentido, a partir de todas etapas supracitadas constatou-se que o município dispõe de áreas mais suscetíveis a processos erosivos em decorrência das características físico/naturais como geologia, declividade, solo combinadas com determinados tipos de uso e ocupação da terra presentes no município. Diante disso, as áreas com declividade acentuadas e utilizadas para fins agrícolas apresentam sobretudo maior suscetibilidade aos processos erosivos.
Descrição: SANTOS, A. C. F. dos. Mapeamento de suscetibilidade á processos erosivos no município de Cacimba de Dentro- PB. 2021. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23815
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Célia Fidelis dos SantosPDF - Ana Célia Fidelis dos Santos6.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito184.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.