Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23854
Título: Ensino-aprendizagem da equação do 2º grau via resolução de problemas e do Geogebra
Autor(es): Souza, Sérgio Henrique de Lima
Palavras-chave: Educação matemática
Equação do 2° grau
Resolução de problemas
Ferramentas tecnológicas
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: A pesquisa enfatiza nossas preocupações referentes ao ensino-aprendizagem da Matemática no contexto da pandemia do COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições e as dificuldades em se trabalhar Equação do 2° grau através da Resolução de Problemas e do uso do Geogebra, utilizando também, o Google Meet como meio para desenvolver as aulas. Ocorreram seis encontros no período de 05 de outubro de 2020 a 20 de outubro de 2020, com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. A Resolução de Problemas foi utilizada como metodologia de ensino da matemática e como uma visão inovadora, trazendo o aluno para a matemática e a matemática para o aluno, sendo o aluno peça chave no processo de ensino e aprendizagem. O uso do Geogebra nas aulas de matemática possibilitou a combinação dos conceitos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos e muito mais nessa pesquisa. Trabalhar equação do 2° grau dentro e fora da sala de aula foi algo desafiador como outros inúmeros conteúdos da matemática. Enfrentamos esse desafio e crescemos profissionalmente, preocupando-nos com o bom desenvolvimento educacional dos alunos. Por fim, analisou-se o comportamento e o desenvolvimento das aulas remotas, unindo a Equação do 2º grau, a Resolução de Problemas e uma ferramenta tecnológica que é o Geogebra. Essa “mistura” possibilitou um ensino de boa qualidade e, assim, encontramos dificuldades e também pontos positivos pelo caminho desta pesquisa.
Descrição: SOUZA, S. H. L. Ensino-aprendizagem da equação do 2º grau via resolução de problemas e do Geogebra. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23854
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Henrique de Lima Souza.pdfPDF - Sérgio Henrique de Lima Souza1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito648.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.