Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2386
Título: The monster of Frankenstein: a critical appraisal from its literary origin to the filmic adaptations
Autor(es): Lima, Eudes Diniz
Palavras-chave: Literatura Norte-Americana
Crítica Literária
Romance
Novela Gótica
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Concebida pela imaginação da jovem Mary Shelley, Frankenstein é considerada uma das mais estranhas criações da literatura de horror gótico. Desde sua publicação, em 1818, a história do Dr. Frankenstein e a horrenda criatura concebida por ele têm sido continuamente adaptadas em diferentes mídias, especialmente no cinema, onde podemos listar mais de cinquenta versões ao todo. O objetivo desse trabalho é analisar o perfil do monstro apresentado no romance original, comparando-o com as imagens cinematográficas criadas ao durante o século 20. Para incluir diferentes períodos do cinema, selecionamos três adaptações populares: Bride of Frankenstein de James Whale (Universal Studios, 1935); The Evil of Frankenstein de Freddie Francis (Hammer Filmes, 1964); e Mary Shelley’s Frankenstein de Kenneth Branagh (Columbia Pictures, 1994). Entre as referências teóricas usadas para esta análise comparativa, destacamos as contribuições de Robert Stan, que desconstrói a falácia da "fidelidade"; e João Batista de Brito, que propõe categorias simples de operações envolvendo a adaptação intersemiótica. Usando essas categorias, analisamos como os cineastas lidam com a complexidade do romance de Shelley e as lacunas que ela intencionalmente deixou na descrição de seu monstro. De fato, um romance não pode ser fielmente transportado para o cinema, nem tal "fidelidade" é desejável. Um diretor bem sucedido é aquele que compreende a essência da história e o tom da narrativa.
Descrição: Lima, E. D. The monster of Frankenstein: a critical appraisal from its literary origin to the filmic adaptations. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2386
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eudes Diniz Lima.pdfEudes Diniz Lima1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.