Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23873
Título: As diferentes formas de ler e ver: uma proposta de ensino de L2 a partir da intertextualidade literária e (áudio)visual
Autor(es): Dias, Mariana Coutinho
Palavras-chave: História em quadrinhos
Leitura
Proposta pedagógica
Data do documento: 28-Ago-2020
Resumo: Este projeto de caráter qualitativo com proposta de intervenção, apresenta informações e discussões sobre a prática do letramento, usando as histórias em quadrinhos como material de apoio, no ensino de Língua Inglesa, possibilitando o conhecimento e compreensão sobre leitura verbal e visual, pouco explorada e trabalhada dentro do processo de leitura. Para tanto, as abordagens que futuramente entraremos em detalhes, são sugeridas para os alunos de terceiro ano do ensino médio, que estão se aprofundando nas leituras, em preparação para o vestibular, e que necessitam de um trabalho prático constante nessa área que tem capacidade de favorece-los tanto em modo acadêmico, quanto social. Reunimos fundamentação e organizamos os dados em uma proposta que é segmentada através dos quatro pilares mais importantes para Rildo Cosson (2006) sobre o letramento literário, fazendo uso também dos conhecimentos teóricos dos autores Will Eisner (2012) e Moacy Cirne (1975) sobre a história dos quadrinhos, a sua devida importância como arte literária, e a capacidade que a mesma dispõe para que outros ramos possam ser estudados. Aqui recrutamos a adaptação em sua forma cinematografia, assim como, o estudo de um conto literário onde pudemos abordar também a intertextualidade. Esta que é frequente e presente nas histórias de Sacassa (1973) autor do trecho da HQ escolhida. Como parte fundamental, para que o discente não faça o uso do material de forma indevida, elaboramos um plano pedagógico que tem como início a introdução das histórias em quadrinhos dentro da sociedade e seus benefícios como método de leitura, assim como dentro do ensino. Esquematizamos um plano que posiciona o alunado próximo ao material proposto e permite a compreensão do mesmo, assim como mostra as formas as quais as HQ possam ser exploradas para estudo, trabalhando as habilidades de Listening (Escuta) e Reading (Leitura) que servirão como processo de fixação e aprendizagem, por meio da interpretação. E que por fim, tem como tentativa, mostrar em teoria e prática um diferente uso de método de leitura dentro das aulas de L2, assim como provocar por parte do discente, a disposição para também a sua utilização, seja na escola ou fora dela.
Descrição: DIAS, M. C. As diferentes formas de ler e ver: uma proposta de ensino de L2 a partir da intertextualidade literária e (áudio)visual. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23873
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Coutinho DiasPDF - Mariana Coutinho Dias2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito83.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.